Pense grande e confira 5 ações de marketing de sucesso para pequenas empresas

voltar

Se você pensava que ações de marketing eram só para grandes empresas, não perca este conteúdo que fará você pensar grande. Os pequenos e médios empreendedores podem aproveitar até mais vantagens destas estratégias. Com a condução certa, a sua campanha pode atingir um novo público mesmo sem contar com um mega orçamento.

A internet veio para bagunçar tudo, positivamente, e derrubar velhas crenças. Nunca tivemos tanta facilidade para realizar pesquisas e captar referências. Então, confira a seguir cinco formas de usar ações de marketing para alcançar o sucesso de sua empresa:

1. Faça uma boa pesquisa

O que os seus concorrentes estão fazendo? O que as outras indústrias estão produzindo de bem-sucedido? Você sabe responder a estas perguntas? Não se trata de copiar o que eles realizam, mas sim buscar referências sobre o que dá certo e o que fracassa.

Além disso, você precisa estar de olho na concorrência para se preparar em relação às iniciativas deles que possuem impacto direto no seu negócio. Nesta busca por inspiração para as suas ações de marketing, lembre-se de levar em consideração aquelas empresas que têm públicos e situações parecidas com as suas.

2. Planeje as suas ações de marketing

Nada deve ser feito sem o devido planejamento. As suas ações de marketing somente serão bem-sucedidas se você reunir todas as ideias no papel e estruturar o que você quer fazer de maneira clara e objetiva.

Comece criando um cronograma, levando em consideração quando você pretende dar início ao que planejou. Depois, desenvolva tudo o que você quer fazer, baseando-se nas referências que você obteve no passo anterior. E não se esqueça! É aqui também que você precisa planejar o orçamento que será dedicado a estas ações.

3. Mantenha uma presença online

O ambiente digital oferece oportunidades valiosas para pequenas e médias empresas. Isso porque não é necessário ser grande para conquistar espaço no mundo virtual. Já que o seu público pode acessar facilmente o seu conteúdo e apreciar os seus produtos. Outra dica importante é estar presente nas principais redes sociais frequentadas pelo seu público-alvo e, além disso, é bom ficar sempre de olho nas menções à sua marca feitas na internet.

4. Antecipe as expectativas dos seus clientes

Para o seu negócio prosperar, você precisa não só agradar aos desejos atuais do seu público, como também fazer algo a mais: antecipar o que ele pode querer no futuro. Observe as tendências do seu mercado e do comportamento humano e busque sempre oferecer novidades que possam tornar a vida do seu cliente melhor e mais fácil. Toda indústria possui possibilidades de inovação que podem ser determinantes para o sucesso de uma empresa.

5. Continue trabalhando

Ao trabalhar com marketing, nenhuma ação tem um ponto final. Tudo deve ser parte de um processo constante em que o objetivo é cativar cada vez mais o seu público com iniciativas inovadoras. Portanto, ao terminar um projeto, volte para o começo e inicie tudo novamente. Cal-ma, não se assuste! Afinal, como diria minha avó, “a vida é manutenção, meu filho”.

Baseado nos resultados obtidos, faça as alterações necessárias para que a sua performance no futuro seja ainda melhor. Você pode monitorar a variação no número de clientes ou usar uma pesquisa de opinião para saber qual a imagem da sua empresa depois das suas ações de marketing. Tudo pronto para começar as ações de marketing? Então, mão na massa!

Quer receber conteúdos exclusivos?

Junte-se a mais de 200.000 pessoas