Aprenda 5 passos fundamentais para construir uma marca no Facebook

As redes sociais fazem parte do dia a dia de muita gente, certo? Bom, pelo menos, da minha, da minha mãe e da minha avó, com certeza. Calma, dos meus irmãos também, dos meus amigos… Nossa! De muitos!

Segundo a eMarketer, uma empresa de pesquisa de mercado que fornece tendências relacionadas ao marketing digital, mídia e comércio, as redes sociais são usadas por aproximadamente 87% das pessoas da América Latina. Olha minha família e meus amigos aí!

Essa audiência tão vasta está constantemente atualizando o feed de notícias em busca de conteúdo. Que tal se a sua empresa aproveitar essa oportunidade para ganhar destaque em meio a esse público?

O Facebook, por exemplo, é um destes canais que podem ajudar no sucesso do seu negócio. Afinal, lá é um dos lugares que os seus clientes estão. Ao atuar nessa rede social, você pode maximizar o potencial de alcance da sua mensagem, podendo atingir gente que talvez nunca tenha ouvido falar da sua empresa.

Agora, é bom ter algo muito claro. Não adianta abrir páginas em várias redes sociais se você não tem ninguém para lhe ajudar, pois dá mais trabalho do que você imagina. Nestas horas, vale colo-car em prática o popular “menos é mais”. Então, se o Facebook for a sua escolha, confira a seguir cinco passos para construir uma marca nessa rede social:

1. Tenha um planejamento

Uma fanpage [página de fãs ou seguidores] é um ótimo meio de construir uma marca no Facebook, mas ela só começa a trabalhar a favor do seu negócio quando você publica conteúdo interessante para o seu público. Portanto, é importante criar um planejamento com os tipos de posts que você pretende fazer e em quais datas devem ser publicados. O Facebook permite o agendamento deles, então você nem precisa publicar tudo na hora.

2. Crie uma fanpage

Atenção, não caia no erro de usar um perfil pessoal para a sua marca no Facebook, uma vez que a própria administração da rede social recomenda que as fanpages sejam usadas para esse propósito.

Até porque, elas são mais adequadas para representar o seu negócio de maneira bem completa e lhe oferecem muito mais ferramentas para analisar o desempenho. Além do mais, você pode per-sonalizar as fotinhos do avatar e da capa e inserir também dados como endereço, telefone, horários de funcionamento, site, entre outros.

3. Use recursos visuais

Quem nunca ouviu a frase: “uma imagem vale mais que mil palavras”? Pois bem, é bom ter isso em mente, mas tenha cuidado, especialmente, ao utilizar fotos e ilustrações na sua fanpage, pois a qualidade delas será diretamente associada à do seu negócio.

Não poste fotos amadoras dos seus produtos, com baixa resolução e má iluminação. Contratar bons serviços para contribuir nesse setor pode lhe ajudar a alcançar resultados bem melhores.

4. Responda o seu público

A presença da sua empresa nas redes sociais é uma via de mão dupla: não só você envia conteúdo para o seu público, como também vai receber o tal feedback, ou retorno, dele. Esses contatos, sejam através de mensagens privadas, comentários em posts ou avaliações, precisam ser respondidos, caso você queira construir uma marca de sucesso no Facebook. Programe-se para, pelo menos uma vez ao dia, olhar as interações da fanpage e respondê-las.

5. Fique de olho nos resultados

Uma das funcionalidades mais importantes do Facebook é a informação coletada. Através dos dados obtidos, você consegue ver quais posts tiveram melhores resultados, o perfil demográfico do seu público (como gênero, idade, educação, profissão, ocupação, nível de renda familiar e estado civil), picos de curtidas - e descurtidas, que também são um sinal importante -, entre outros.

Tenha o hábito de sempre visitar essa página para acompanhar o desempenho do seu trabalho com a fanpage. Caso os números não estejam favoráveis, será preciso fazer mudanças no seu planejamento.