Saiba como o LinkedIn pode ser uma via de mão dupla para sua empresa

voltar

Todo empreendedor que se preze gosta do famoso 2 em 1 e, claro, do tal ganha-ganha. Pois é justamente isso que recrutar colaboradores através de uma rede social como o LinkedIn pode trazer para o seu negócio. Afinal de contas, se a sua empresa está em crescimento ou se já está consolidada, fazer contratações é algo recorrente e fica evidente a necessidade de encontrar bons profissionais, não é mesmo?

No entanto, é preciso ter em mente que postar uma oferta de emprego na internet e aguardar que os currículos cheguem não é mais suficiente. Os esforços de recrutamento de hoje requerem muito mais proatividade e também precisam ser centrados nas redes sociais. E, neste aspecto, o LinkedIn segue como a principal ferramenta de procura e recrutamento de emprego.

“E cadê o ganha-ganha?”, você me pergunta. Então, acontece que, além desta rede social lhe dar acesso a uma vasta quantidade de profissionais capacitados de todas as áreas, ela também pode ajudar a promover a sua empresa. Então, não perca tempo e veja algumas dicas para você começar o quanto antes!

1. Se envolva com o LinkedIn

Se você ainda não tem uma página da sua empresa no LinkedIn, crie uma e certifique-se que quem faz o recrutamento na sua empresa também tenha um perfil pessoal por lá. Encoraje os seus empregados a adicionarem a página da sua empresa em seus próprios perfis. Isso torna mais fácil para eles compartilharem vagas de emprego que você posta na página da empresa. E ainda por cima, viram promotores da companhia.

2. Procure pessoas que tenham as habilidades que você precisa

Por exemplo, se você fizer uma pesquisa por uma profissão específica e também colocar a cidade que deseja encontrar este profissional, a rede social lhe apresentará o número de pessoas que têm o perfil que você procura. Além disso, você também pode fazer pesquisas mais sofisticadas e optar por pagar para utilizar a ferramenta de recrutamento do LinkedIn.

3. Solicite indicações

O LinkedIn mostra se alguém em sua rede de contatos está conectado a um indivíduo com o qual você está interessado em conversar. Aproveite a vantagem de ter a oportunidade de perguntar para o seu contato mais informações sobre o candidato ao trabalho. Além disso, você pode mandar uma mensagem privada para o candidato diretamente no LinkedIn. Entretanto, assim como em qualquer outra forma de comunicação, é muito mais fácil se aproximar de alguém se você for introduzido a essa pessoa por alguém que você já conhece.

4. Aproveite as conexões pessoais dos seus empregados

Como dissemos antes, os seus colaboradores podem ser grandes aliados na busca por profissionais. E, além de pedir para que eles compartilhem oportunidades na rede social, você pode incentivá-los através de bônus para quem recomendar pessoas que sejam efetivamente contratadas para a posição desejada.

5. Poste vagas de emprego

Você pode facilmente postar vagas de emprego no LinkedIn mediante o pagamento de uma taxa. O recurso está disponível clicando no ícone “Jobs”, localizado no topo da página da sua empresa na rede social.

É importante ter em mente que, assim como em qualquer rede social, o melhor a se fazer é encarar o LinkedIn como uma forma de construir relacionamento com as pessoas e não apenas como mais um site para postar vagas de emprego.

Para isso, forneça informações que possam encorajar os seus potenciais empregados a seguir a sua empresa no LinkedIn, participe de grupos relevantes para a sua companhia e faça conexões com empregados bem avaliados. Isso pode ajudá-lo a atrair as pessoas que você quer para a sua empresa.

E então, bora decolar? Afinal, como dizem por lá, “foguete não tem ré”.

Quer receber conteúdos exclusivos?

Junte-se a mais de 200.000 pessoas