Veja 5 conceitos de marketing para contadores que são quase obrigações acessórias

voltar

Se você trabalha com contabilidade, que tal deixar de lado por uns minutos cálculos de 13˚ salário ou aquela prestação de contas para o eSocial e aprender um pouco sobre um assunto que pode lhe ajudar a conseguir mais clientes para o seu negócio contábil?

Pois bem, é isso que as técnicas de marketing podem trazer para sua empresa, mesmo que você seja autônomo. Alguns contadores e escritórios de contabilidade nem sempre dão a devida aten-ção às estratégias de marketing, mas essa área da comunicação fornece grandes contribuições para o seu relacionamento com os clientes, parceiros e também colaboradores. São quase como obrigações acessórias, se é que me entende.

O marketing pode ajudar na projeção do seu trabalho no mercado e também para obter maior sucesso com os seus clientes. Confira a seguir alguns conceitos técnicos, mas não muito compli-cados, que podem lhe ajudar:

Público-alvo

O público-alvo, como o próprio nome diz, são as pessoas nas quais você irá direcionar a sua estratégia. A definição dele ajuda para que possa traçar um caminho tanto na estrutura da empre-sa, como nos serviços, nas estratégias de negócios e até nos investimentos.

Por exemplo, há contadores os quais a maioria dos clientes são MEI, outros que preferem tra-balhar com pequenas empresas.

Definir um público-alvo para os seus serviços contábeis é importante para que o seu foco esteja bem direcionado. Trabalhar em busca de um público com perfis muito distintos pode fazer com que você tenha clientes que não sejam rentáveis e não se identifiquem com o seu negócio. Desta forma, os seus investimentos em comunicação não serão plenamente eficientes.

Mix de marketing

O mix de marketing, se você já vendeu alguma coisa na vida, com certeza conhece, mas não sabia que era chamado desta forma. É praticamente o beabá do marketing, conhecido como os 4 Ps:

  • Produto: é o que será oferecido para os clientes. Neste caso específico, estamos falando dos serviços contábeis;

  • Preço: é o valor cobrado para quem quer obter o seu produto;

  • Praça: será o seu local de atuação, bem como os canais de distribuição do seu produto para os clientes; por exemplo, aqui que você define se atuará com clientes de uma determinada região ou se vai se utilizar da tecnologia para atender pessoas de qualquer lugar;

  • Promoção: é a comunicação e a divulgação dos seus serviços. Ela tem o objetivo de informar que a sua empresa existe e de convencer os seus clientes e os interessados a utilizarem o seu produto.

No geral, para contadores, o mix de marketing pode ajudar no planejamento dos negócios e com um melhor direcionamento para o seu serviço.

Prospects

Estava indo tudo bem, mas agora parece que complicou com este termo em inglês. Mas não se assuste, a definição de prospect é mais simples do que parece. Em resumo, podemos dizer que são os potenciais clientes para o seu escritório. Ou seja, ele ainda não é um usuário dos seus serviços, mas é um interessado. A ideia é estabelecer estratégias que façam ele se converter em cliente.

Por exemplo, uma pessoa que chega até você para tirar uma dúvida sobre MEI é um prospect e seu atendimento pode fazer com ela use algum serviço que você oferece. Mas ela só se converte em cliente no momento em que o trabalho é acordado.

A técnica de prospectar é mais fácil se identificada em vendedores de lojas, usadas para atrair clientes para o negócio. Mas contadores podem incluí-la na estratégia de marketing também.

Segmentação de mercado

Como você deve saber, um contador ou escritório de contabilidade pode ter tanto clientes pequenos quanto atender grandes empresas, mas a estratégia utilizada para cada um deles deve ser diferente.

A segmentação separa o mercado em grupos variados, com características diferentes. Essa estratégia de marketing para contadores ajuda a criar ações de publicidade e comunicação diferentes para cada grupo. Afinal, não caberia fazer uma mesma ação direcionada para declaração de imposto de renda de aposentados e para recolhimento de impostos de comerci-antes.

##Diferenciação

A diferenciação é outra técnica que, de cara, já se pode ter ideia do que se trata. Ela pode ser definida como um conjunto de vantagens que diferencia os seus serviços de contabilidade dos concorrentes. Este é um conceito muito importante para qualquer empresa e também se aplica para contadores.

Como vimos, estes conceitos podem facilmente ser aplicados no ramo da contabilidade e fazer com que estratégias de marketing sejam claramente definidas. Isso pode lhe ajudar a deixar o escritório melhor direcionado, além de estreitar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas dos serviços.

Quer receber conteúdos exclusivos?

Junte-se a mais de 200.000 pessoas