Confira dicas imperdíveis de como divulgar sua marca nas redes sociais

voltar

Alô, empreendedor, pare um minutinho e preste muita atenção nos dados que informaremos a seguir. Recentemente, o Facebook atingiu a marca de 2,7 bilhão de usuários ativos no mundo, sendo que, no Brasil, são cerca de 130 milhões. Enquanto que, no Instagram, já são 1,2 bilhão de usuários globais. Impactante, não é mesmo?! Pois bem, estes números robustos dão uma ideia do tamanho da visibilidade que a sua marca pode atingir nas redes sociais.

Por conta disso, esses fatores têm colocado as mídias digitais à frente até mesmo das tradicionais, como televisão e rádio, atraindo empresas dos mais variados portes e setores comerciais ao redor do mundo. Agora está claro, se você quer manter sua empresa competitiva, é melhor começar a divulgar sua marca nas redes sociais o quanto antes. Para isso, confira dicas imperdíveis:

1. Interação em primeiro lugar

Imagine que você esteja em uma feira livre: “Olha o abacate fresquinho, freguesa”. Nas redes sociais são utilizados estes mesmos recursos de comunicação, porém, isso é chamado de interação. E, assim como na feira, um dos aspectos que diferencia uma fanpage (página para fãs, em tradução literal) no Facebook que faz sucesso entre os usuários e outra que não gera envolvimento, é justamente a interação. Como o próprio nome já define, redes sociais são ambientes onde é preciso socializar.

Quando se trata de uma página empresarial, por exemplo, muitos usuários que são alcançados por suas publicações são possíveis clientes. Portanto, é preciso interagir e responder todos os comentários e mensagens recebidas.

A falta de interação com os usuários pode ser interpretada como descaso e falta de respeito, já que as redes sociais são consideradas como uma extensão do atendimento ao cliente. Além disso, páginas que interagem de forma criativa, destacam-se da maioria.

2. Agregue valor à marca

As pessoas adoram seguir seus ídolos e artistas preferidos nas redes sociais para acompanhar o que estão fazendo e como pensam a respeito de tudo que está acontecendo no mundo atualmente.

Com as redes sociais empresariais não é diferente. Muitas empresas têm aproveitado essa tendência para mostrar os valores da marca para seus usuários. Causas humanitárias, sustentáveis e relacionadas a problemas globais geram envolvimento e compartilhamento dos usuários, agregam valor à marca e, é claro, ajudam a conscientizar as pessoas.

3. Faça parcerias

Uma estratégia interessante para divulgar sua marca nas redes sociais e obter êxito é por meio de parcerias com outras empresas. A parceria precisa ser interessante para ambas as partes [o chamado ganha-ganha], por isso é importante que o público-alvo dos dois empreendimentos tenha interesses semelhantes para que a estratégia funcione melhor.

As redes sociais também podem ajudar seu negócio a expandir seus horizontes via parcerias comerciais, contatos com fornecedores e até mesmo investidores. Vale ressaltar que o LinkedIn, por exemplo, é a rede social mais indicada para buscar parcerias profissionais, o famoso networking [trabalho em rede, em tradução livre].

4. Conteúdo é tudo

A estratégia que mais gera resultados em marketing digital é a produção de conteúdo relevante e atraente ao público. Para isso, é preciso trabalhar com as mídias digitais de forma conjunta, criando o que tecnicamente chama-se Inbound Marketing [que pode ser traduzido como marketing de atração], ou seja, fazendo com que o cliente venha até você.

Por exemplo, a empresa posta conteúdos semanalmente em seu blog, fornecendo gratuitamente dicas, notícias, curiosidades, e-books e todo o tipo de material relevante e relacionado ao seu negócio. Além do conteúdo atrair usuários normalmente nos mecanismos de buscas (Google, Yahoo, etc), ele pode ser mais facilmente distribuído em redes sociais ao ser compartilhado, o que aumenta ainda mais o seu poder de alcance.

5. Anúncios pagos

Para finalizar, além de todas as dicas que citamos, um passo mais adiante para alcançar um público consistente e que represente uma grande parcela de seus clientes em potencial é realizar publicidade paga.

O Facebook, por exemplo, oferece uma ferramenta de criação e divulgação de conteúdo muito eficiente para que você desenvolva campanhas publicitárias de sucesso na plataforma Facebook Ads. Nela, é possível especificar de forma minuciosa qual é o público-alvo de sua marca e direcionar o seu anúncio para quem realmente interessa.

Quer receber conteúdos exclusivos?

Junte-se a mais de 200.000 pessoas