Atenção! Confira 6 erros de marketing que podem prejudicar sua pequena empresa

Como nem sempre é possível contratar um profissional da área ou uma agência para cuidar da divulgação da sua marca, por exemplo, muitos pequenos e médios empreendedores colocam a mão na massa. E, quanto a isso, damos total apoio! Mas, quando o assunto é marketing, não deixe que ficar atento para não cometer erros que podem colocar o negócio em risco.

Afinal, ações precipitadas e sem planejamento podem não surtir os efeitos desejados e também consumir recursos desnecessariamente. Por conta disso, listamos abaixo seis erros de marketing que podem prejudicar a sua pequena empresa. Confira quais são e fuja deles agora mesmo!

1 – Não saber qual a função do marketing

Alguns empresários falam bastante sobre investir em marketing, mas muitos desconhecem o papel dessa ferramenta ligada ao setor de vendas da empresa. Ela é uma estratégia de gestão importante e que utiliza uma série de variáveis, que vão desde as características do produto até o estudo do cliente e do mercado. Por isso, é preciso se planejar e conhecer muito bem as melhores maneiras de utilizar o marketing a seu favor.

2 – Considerar o marketing desnecessário

Pior do que não saber para que ele serve, é achar que o marketing é totalmente dispensável. Mesmo que você produza guarda-chuvas em uma cidade que chove 365 dias por ano, pensar em alternativas para manter seus produtos e serviços em alta é essencial.

Afinal, vai que a população comece a gostar de andar na chuva de uma hora para a outra? “Minha nossa, que morte horrenda da minha empresa”, você responde. Mas marketing é isso: manter um olhar permanente sobre como o que você faz interfere na vida das pessoas.

3 – Desconhecer seu público-alvo

Para que suas ações sejam efetivas, seu público-alvo deve estar muito bem definido, pois somente assim é possível identificar qual linguagem será é adequada, quais são os meios mais eficazes para atingi-lo e também quais características do produto serão mais atraentes. Não esqueça! Desconhecer o seu cliente pode ser um erro fatal! Usar o seu sistema de vendas para traçar um perfil é uma ótima ideia para quem não tem como investir em uma pesquisa de mercado, por exemplo.

4 - Ignorar o mercado em que atua

Quando uma empresa produz um produto ou serviço, deve entender que não é o único na face da terra que presta esse serviço. Existem outras empresas que atuam no mesmo ramo, além da sazonalidade natural e das constantes mudanças que atingem o mercado consumidor. Na hora de pensar nas suas estratégias de marketing, portanto, é importante analisar todo esse ecossistema no qual a sua empresa está inserida.

5 – Achar que sempre vai dar certo

Essa é uma visão muito presente em empresas familiares: “Desde o tempo do meu avô, funciona assim e sempre deu certo”. Veja bem, a tradição nas empresas é uma característica muito positiva, desde que não atrapalhe o desenvolvimento do negócio. É preciso saber que, algumas estratégias de marketing que funcionavam bem nos anos 70, podem não ser mais adequadas nos dias de hoje. Parece óbvio, mas nem sempre é fácil de enxergar isso. Portanto, tenha sempre bom senso e coragem de mudar, além, é claro, de bons argumentos, baseados em estudos, debaixo do braço.

6 - Falta de mensuração

Se uma série de campanhas de marketing foi feita no passado sem o devido acompanhamento, saiba que esse erro não deve ser cometido novamente. Estabeleça métodos permanentes para o acompanhamento dos resultados, seja por semana, mês, trimestre ou ano. Compare êxitos e os piores resultados, trace medidas para reversão e lembre-se que algumas estratégias de marketing podem levar algum tempo para surtir efeito.