Conheça 5 ferramentas e serviços online para quem vai empreender na internet

voltar

Para quem está começando um novo projeto online, nada melhor do que conhecer as melhores ferramentas para empreender na internet. Muitas vezes, softwares com preços acessíveis são essenciais, pois, na maioria dos casos, é preciso fazer muitos investimentos no início de um novo negócio e, no fim das conta, falta dinheiro para obter serviços importantes.

A computação na nuvem permitiu que o número de ferramentas disponíveis fosse ampliado consideravelmente. Mesmo aquelas que são pagas podem ser utilizadas mediante o pagamento de mensalidades acessíveis, o que viabiliza o acesso até mesmo de companhias com orçamentos mais restritos.

Entre dezenas de ferramentas e serviços que você poderia considerar, listamos cinco mais essenciais para quem pretende acender no mundo online:

1. Google Analytics

Vamos começar pelo básico. A partir do momento que você coloca um site no ar, é importante que sua empresa tenha acesso a informações como: quantidade de acessos, origem das visitas, páginas mais acessadas e palavras-chave mais procuradas. Entre todos os serviços existentes para essa finalidade, é difícil achar um mais eficiente do que o Google Analytics.

A ferramenta é completamente online e gratuita para a grande maioria dos usuários. Somente aqueles sites com volume imenso de acessos – o que geralmente não é o caso de quem está começando – é que têm a necessidade de pagar planos para obterem informações mais robustas.

Em linhas gerais, sempre que um site é criado, os desenvolvedores já configuram essa ferramenta nele. Se você não tem acesso ao seu painel do Google Analytics, providencie imediatamente para que o seu site conte com mais esse recurso.

2. SEMRush

Para quem já está em busca de uma ferramenta mais avançada de SEO (Search Engine Optimi-zation, que podemos traduzir como otimização para mecanismos de busca), uma boa opção é o SEMRush. Trata-se de um serviço pago voltado para profissionais de marketing digital.

Ele traz uma série de recursos analíticos que permitem comparar o seu site com a página de empresas concorrentes. Desta forma, você pode descobrir, por exemplo, quais são as melhores palavras-chave para o seu nicho, as mudanças de posição dos domínios e os sites que estão se destacando nas buscas orgânicas.

A ferramenta pode ser usada também em estratégias de publicidade online, permitindo conhecer mais a fundo a estratégia usada pelos seus concorrentes e localizar campanhas online, direcionando as informações para atingir o seu público-alvo.

3. Google Trends

Por acaso você sabe como descobrir quais são as pesquisas mais recorrentes no Google nas últimas semanas? E como as pessoas, em geral, fazem buscas na internet brasileira? Você pode verificar essas e outras informações por meio do Google Trends, ferramenta online e gratuita do Google que mostra o histórico de busca sobre os mais variados temas.

O serviço é perfeito para quem está em busca de ideias para a criação de conteúdo ou mesmo para a promoção de algum produto. Um dos aspectos mais interessantes é a possibilidade de refinar as buscas por país, por período, por categoria e até mesmo por tipo de pesquisa (imagens, notícias ou compras, por exemplo).

Vale lembrar ainda que essa é uma das melhores ferramentas para encontrar sinônimos ou termos similares para o seu negócio e para entender a movimentação que ocorre no seu segmento.

4. MailChimp

Embora algumas pessoas ainda torçam o nariz para o e-mail marketing, essa continua sendo uma das ferramentas mais eficientes para entrar em contato com o público pela internet. No entanto, um aspecto fundamental para se ter sucesso nesse tipo de estratégia é ter um mailing [lista de endereços] de qualidade. É melhor ter menos nomes, mas que realmente estejam interessados em receber as suas ofertas, do que ter milhares de pessoas que nunca ouviram falar de você e que ainda vão achar ruim por estarem recebendo e-mails sem autorização.

Se você decidir seguir com essa estratégia, o MailChimp é uma das principais plataformas que podem auxilia-lo no gerenciamento dos envios de emails. Ela é perfeita para quem tem sites de e-commerce ou para aqueles que fazem parte de programas de afiliados, por exemplo. Há uma vasta biblioteca para integração com outros aplicativos e os dados estatísticos fornecidos pela ferramenta são considerados simples de serem compreendidos.

5. ao³ NFe

O ao³ NFe é o emissor de notas fiscais mais completo do mercado. Com ele é possível emitir, de forma ilimitada, seis tipos de nota: NF-e (Nota Fiscal de Produto), NFS-e (Nota Fiscal de Serviço), NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor), CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), MDF-e (Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico) e NFP-e (Nota Fiscal de Produtor Rural).

Os valores de mensalidade são bastante acessíveis e o sistema é completamente online, ou seja, não requer instalação, e conta com suporte via chat. Sendo que todas as notas ficam armazenadas no sistema por 5 anos. Ou seja, sem dúvida, essa é uma solução essencial para quem está começando ou para quem pretende organizar a emissão de notas.

Quer receber conteúdos exclusivos?

Junte-se a mais de 200.000 pessoas